Buscar: Em:
H-D Família V-Rod
 

  
  
23/10/2013


Lançada em 2001, a primeira V-Rod foi introduzida apenas com o modelo VRSCA (V-Twin Racing Street Custom). Esta primeira série tinha um motor de 1.130 cc, que gerava 115 cv; e o quadro era (e continua sendo) fabricado com a tecnologia de hidroformagem, que usa um molde e líquido sobre pressão para dar formato a tubos. Com esta técnica é possível diminuir a quantidade de soldas na montagem do quadro, melhorando o peso e resistência final. Para o grande público, ela é mais conhecida como sendo a única motocicleta com refrigeração líquida da Harley-Davidson. Era. Pois para o próximo ano a marca americana já divulgou que haverá outros modelos com esta tecnologia.


Muito já se falou do estilo das V-Rod, seja as Night Rod Special ou as V-Rod Muscle. Cruiser, Dragster Bike, Roadster ou Racing Street Custom são alguns dos sinônimos para esta família que nasceu para causar emoção. A marca lançou algumas variações nos últimos anos, porém apenas dois modelos continuam em fabricação: a VRSCDX Night Rod Special e a VRSCF V-Rod Muscle, com chassi e mecânica idênticos, mas com um visual diferente.


Similaridades


A mecânica é igual em ambos os modelos. O motor desenvolvido em parceria com a Porsche é chamado de Revolution V-Twin 60˚, de 1.247 cc, com pistões com 105 mm de diâmetro e 72 mm de curso e refrigeração líquida. A potência passa de 120 cv, mas oficialmente não é divulgado o número exato. Possui câmbio de cinco marchas, a embreagem chamada de Slipper Clutch (assistida e deslizante) e freios Brembo com duplo disco e ABS de série. Os pneus têm medidas 120/70 e aro 19 polegadas na dianteira, enquanto na traseira há o largo 240/40 e aro de 18 polegadas. A tampa do tanque de combustível está instalada embaixo do assento do piloto.


 


Diferenças


A versão Night Rod Special surgiu em 2007 e foi derivada da Night Rod que esteve à venda entre 2006 e 2008. A V-Rod Muscle foi apresentada em 2009 e, assim como a Special, também continua em produção. Mas como mencionei anteriormente, os modelos apresentam algumas diferenças, como no para-lamas, tanque de combustível, guidão, painel, capa envolvendo o radiador, rodas, assento, farol, luzes indicadoras de direção, espelhos e, também, no torque do motor.


A seguir cito algumas particularidades de cada uma. A Night Rod Special, por exemplo, é da chamada Dark Series, predominando a cor preta nas rodas, escapamentos 2-1-2 (exceto as ponteiras), suspensão dianteira, guidão, painel e motor. O assento do piloto acompanha a lombar, o desenho do para-lama traseiro tem linhas mais retas (deixando o pneu mais exposto), as luzes do freio estão instaladas dentro do para-lama e o guidão é mais alto.


O modelo V-Rod Muscle chegou nas concessionárias em 2009 e tem pequenas diferenças para a sua irmã Night Rod Special, a começar pelo tom mais sóbrio nos acabamentos. Na Muscle, a opção foi por peças polidas e também um guidão mais baixo, luzes indicadoras de direção em LEDs instalados no espelho, rodas de cinco pontas na cor alumínio polido com detalhes em preto, e ponteiras do escapamento em ambos os lados da motocicleta. O assento do piloto também tem encosto para a lombar, e o da garupa é maior que da outra versão; o para-lama traseiro é mais envolvente e com linhas mais arredondadas, tendo as luzes de freio e de direção em LEDs embutidos sob o mesmo. A entrada de ar para o filtro é acoplado com uma pequena carenagem; no caso da Special, ela só tem tela em aço inox perfurado. O posicionamento das pedaleiras para a garupa também é diferente: mais a frente e para baixo na Muscle, e mais recuado e alto na Night Rod.


 


Comportamento


Com visual imponente e jeitão de pronta para encarar qualquer situação, as V-Rod são o que parecem ser: pura força. Pudemos comprovar toda a força dos 1.250 cc nas ruas e estradas de São Paulo. Antes de mais nada, para girar forte o acelerador nestas motocicletas é preciso segurar as manoplas com vontade e o piloto se posicionar um pouco mais inclinado para a frente, por causa do elevado torque do motor. Acelere forte e a sensação será de ser jogado para trás. Em compensação, os freios com pinças Brembo trabalham de maneira exemplar, acionando quatro pistões na dianteira e outros quatro na traseira. Apesar das diferenças, o posicionamento é bem-parecido, com pedaleiras avançadas e condizentes com o modelo. A Muscle tem uma altura livre do solo relativamente mais baixa, 105 mm, contra 115 mm da Night Rod Special; mas a altura do assento é menor na Special, 675 mm, contra 705 mm da Muscle – aliás, nenhuma outra motocicleta da Harley-Davidson é tão baixa quanto estas duas. A Night Rod Special é apresentada em três cores – preto brilhante, preto fosco e vermelha – com o preço sugerido a partir de R$ 53.900; já a V-Rod Muscle é oferecida em quatro cores – laranja, branco perolado, azul marinho perolado e preta – com o preço sugerido a partir de R$ 51.900; preços sem frete e seguro.


Texto: Johane Duarte / Fotos: Johanes Duarte e Idário Araújo 



 

Fotos
  
  
  
  
  
  
  
  
V-Rod Muscle   
Idário Araújo  
  
Idário Araújo  
  
Idário Araújo  
Night Rod Special  
Idário Araújo  
  
  
  
  
Espelho Muscle   
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Últimos comentários deixados

24/10/2013 - 17:17 - DEMORO.
SHOW DE BOLA MALUCO!!!!!!!

24/10/2013 - 20:45 - Gelson da Silva Pereira
A MAQUINA É SHOW, NÃO É A TOA QUE SELECIONEI ELA DENTRE VARIOS MODELOS NO MERCADO BRASILEIRO E ESTOU SATISFEITO COM A AQUISIÇÃO DO CHAMADO CANHÃO DE ARRANCADA.

24/10/2013 - 21:45 - Rosemary Alves Baldan Baptista / Mary
É linda e versátil demais,eu não tenho moto mais eu adóro,só não comprei uma até hoje porque tenho medo dos carros me atropelarem

24/10/2013 - 21:57 - Rosemary AlvesBaldan Baptista / Mary
Peloo que eu li e entendi, todos os dois modelos dão total e completo conforto,confiança e comodidade a quem a possuir . Além de serem muito lindas

25/10/2013 - 20:17 - Eduardo Oliveira
Excelente ! Uma mais linda que a outra!LINDAS!!!!

04/12/2013 - 19:08 - carlos de paula soares
ESTOU PAGANDO UM CONSORCIO E PRETENDO PEGAR UMA MAQUINA DESSA!

01/05/2014 - 15:18 - HILBERTO LOPES
ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE ENTRAR EM UM CONSÓRCIO PARA ADQUIRIR ESTÁ LINDA: V-ROD NIGHT ....ELA É DE +++++! É UM SONHO DE MUITOS MOTOCICLISTAS. É CONSIDERADA O LADO NEGRO DA FORÇA...

03/09/2014 - 21:04 - Ubiraney Soares Mendes ( joca)
Eu era um feliz dono da lendária fat boy,mas mim curvei ao encanto das v rod e tive de adquirir uma linda night rod e pra teste,rodei 526kms,parando só pra abastecer..Fera demais..\\r\\n vejam em meu facebook( UBIRANEY SOARES MENDES ( JOCA)

14/05/2015 - 22:13 - Ubiraney
Moto espetacular e que me fez sair das clássicas e aderir este estilo inovador.\\r\\n Quem quiser ver minha linda maquina,sinta se convidado.\\r\\n (face) ubiraney Soares mendes ( joca)


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Bike Action