Buscar: Em:
Bultaco Pursang 250 cc - 1972 - Um pouco de história
 

  
Jotta Santana  
09/01/2011

Os catalães Pere Permanyer e Francisco Xavier Bultó Marqués (avô do piloto Sete Gibernau Bultó), mais conhecido como “Don Paco”, fundaram em 1944 a marca de motocicletas Montesa. Don Paco abandonou essa empresa devido à sua retirada das competições, pois acreditava que a inovação nas motos estava intimamente ligada ao mundo da competição. E em 17 de maio de 1958  fundou a Bultaco, em Barcelona. O nome da marca é uma invenção do próprio Bultó, que já usava essa sigla há alguns anos como seu endereço telegráfico particular. Muita gente acredita, erroneamente, que se deve ao piloto de Gibraltar, John Grace, que pensou que ficaria bem uma combinação do sobrenome do fundador, Bultó, e seu nome, Paco. Esse logotipo, bastante original, é o desenho de um dedo polegar levantado, sinal universal de que “tudo vai bem”. O primeiro modelo da fábrica foi uma moto esportiva chamada Bultaco Tralla 101. Em 1964 a Bultaco foi lançada no mercado e nas competições de “trial” com o modelo Sherpa. Pode-se considerar a Sherpa S, equipada com motor de dois tempos, como a primeira moto fabricada expressamente para a prática dessa modalidade esportiva. Foi contratado o piloto Sammy Miller para competir com ela e, apesar das apostas desfavoráveis da imprensa, ele venceu a primeira prova de que participou, marcando a primeira vitória de uma moto não inglesa no circuito internacional. O último modelo fabricado pela marca do polegar “positivo” foi a Streaker, uma moto que já incorporava freios à disco, tanto na dianteira quanto na traseira, um fato inédito quando todas as fábricas só usavam freios a tambor. A Bultaco acabou desaparecendo do mercado durante uma grande crise (ocasião em que o Ministério da Indústria obrigou a diretoria da Montesa a comprar a marca). Junto com ela desapareceram também outras marcas espanholas como a OSSA e Mototrans (distribuidora da Ducati), e algumas como Puch Avelló, Montesa e Senglas foram absorvidas pelas japonesas que chegaram à Europa, Suzuki, Honda e Yamaha respectivamente. Bultó pediu à diretoria da Montesa, então dirigida por J. L. Millá, os direitos autorais sobre o logotipo e a marca Bultaco, alegando que não tinham nenhum valor para a Honda. A Montesa concedeu de forma gratuita essa cessão de propriedade industrial e foi graças à essa transação que em 1999 a marca Derbi ressuscitou a Bultaco com uma reedição do modelo Lobito e com o lançamento de uma linha de roupas esportivas com o logotipo. A Bultaco que ilustra esta matéria é um modelo Pursang 250 cc, de 1972, com pedal de partida do lado esquerdo e alavanca de freio do lado direito, que pertence ao acervo particular do ex-piloto de Fórmula !, Emerson Fittipaldi. Esse modelo também foi usado com sucesso nas pistas de MotoCross. (Jotta Santana) 


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Bike Action