MOTO ACTION - MOTORCYCLE MAGAZINE
 Buscar: Em:
Pilotos brasileiros participam da seletiva para o Red Bull Rookies Cup
 

  
  
02/10/2018

Cinco pilotos formados na Honda Junior Cup iniciaram mais um grande desafio nas pistas. Trata-se da seletiva da Red Bull MotoGP Rookies Cup, principal campeonato de jovens talentos do mundo, que será realizado até a próxima quinta-feira (4), na cidade de Guadix, na província de Granada (Espanha). A competição projeta pilotos para o Mundial de Motovelocidade e compete em pistas dentro do calendário da MotoGP

A seleção, que teve início nesta terça-feira (2), conta com 105 pilotos de 32 nacionacilidades. Os representantes do Brasil na disputa são: Enzo Valentim, João Vitor de Souza Carneiro, Felipe Cortado Macan, Kaywan Freire da Costa e Lucas Alvarenga. Destes, todos tiveram passagem pela Junior Cup - dedicada exclusivamente à formação de jovens talentos da motovelocidade. Atualmente, os quatro primeiros seguem ativos em outras categorias do SuperBike Brasil.

Na primeira etapa da seletiva, os pilotos apresentaram os documentos e, a partir desta quarta-feira (3), será feita a primeira entrada nas pistas para os brasileiros. Os selecionados seguirão para o segundo dia de testes e terão mais uma oportunidade de brigar por uma vaga na tão sonhada porta de entrada para o Mundial de Motovelocidade.

Para manter o sonho vivo, no entanto, o grupo precisará passar pelo crivo de grandes nomes da velocidade mundial, como Dani Ribalta e Peter Clifford.

\"Estou com uma expectativa muito boa. É uma pista que parece ser divertida, complicada para alguns pilotos e bem diferente. Acredito que teremos um bom resultado. Viemos treinando muito. Penso que vai dar tudo certo, pois sabemos que os brasileiros têm força. Estamos na expectativa\", disse Enzo Valentim, de 14 anos, que atualmente compete na Copa Honda CBR 500R e Yamalube R3 Cup do SBK.

Enzo Valentim, inclusive, foi selecionado pelo SuperBike Brasil em parceria com a Red Bull para ingressar na seletiva. Ele competiu na Junior Cup em 2015 e, nos anos seguintes, rumou para outras categorias do maior campeonato de motovelocidade das Américas. 

\"Espero me adaptar rápido à moto e à pista. Vou dar o meu máximo e tentar não cometer erros. Sei que todos vão se esforçar muito, então preciso me dedicar 120%\", acrescentou Kaywan Freire, 15 anos, que compete da Yamalube R3 Stock.

Ao longo dos anos, a Red Bull Rookies Cup projetou pilotos como Johann Zarco, Joan Mir, Brad Binder, entre outros para a motovelocidade.

Vale ressaltar que a presença dos pilotos na seletiva é uma grande vitória para a Junior Cup. O SuperBike Brasil e a Honda contam com uma parceria de seis anos na motovelocidade. Além da Honda Junior Cup, a fábrica apoia pilotos e equipes em disputas com motos 500cc, a Copa Honda CBR 500R, desde 2014. Com esse incentivo, ao longo dos anos, diversos talentos foram formados e potencializados no cenário nacional, possibilitando também experiências fora do país.

Além disso, a fábrica conta com uma equipe no grid principal do SuperBike Brasil, a Honda Racing Brasil, e dá todo apoio para que os pilotos Eric Granado e Pedro Sampaio disputem a atual edição do campeonato.


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *