MOTO ACTION - MOTORCYCLE MAGAZINE
 Buscar: Em:
Triumph realiza ações comemorativas no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP
 

  
  
23/08/2018

Confira as atividades: (1) visita dos pilotos da Moto2 à sua fábrica, em Hinckley, para apresentação do protótipo da motocicleta com o novo motor de 765 cc que vai disputar a categoria, (2) apoio da marca ao leilão de caridade da campanha “Two Wheels for Life” do “Day of Champions” entregando dois grandes prêmios, e (3) volta de apresentação histórica do protótipo da motocicleta (antes da corrida deste ano) que vai disputar a categoria Moto2 a partir de 2019 (já equipada com o motor final), pilotada por James Toseland, multicampeão do Campeonato Mundial de Superbike e comentarista do MotoGP pelo canal de TV BT Sport.

A visita à fabrica aconteceu ontem, dia 22 de agosto, com várias estrelas atuais da categoria Moto2: Luca Marini (Itália - Sky Racing Team VR46), Sam Lowes (Grã-Bretanha - Swiss Innovative Investors), Danny Kent (Grã-Bretanha - Ego Speed Up Racing Team), Isaac Viñales (Espanha - Forward Racing Team), Bo Bendsneyder (Holanda -Tech 3 Racing Team) e Joe Roberts (Estados Unidos -NTS RW Racing GP). Também participou John McPhee (CIP – Green Power), piloto britânico da Moto3. Eles passearam pela planta e tiveram a oportunidade de conhecer a linha histórica das motos de corrida mais famosas da Triumph. Além disso, já conheceram, em primeira mão, a moto que vai disputar a Moto2 a partir do ano que vem, já equipada com o novo motor Triumph de 765 cc, a mesma que será apresentada ao público mundial pouco antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha no próximo domingo.

Hoje, quinta-feira, dia 23 de agosto, no circuito de Silverstone, a Triumph terá o orgulho de apoiar o programa “Two Wheels for Life” na arrecadação de fundos para causas críticas na África, com duas experiências únicas proporcionadas pela fabricante inglesa. O vencedor do prêmio principal terá a chance de juntar-se à Triumph em um lançamento mundial à imprensa de uma nova motocicleta que ocorrerá no sul da Europa. Todas as despesas da viagem serão pagas e o vencedor estará entre os primeiros do mundo, e o único membro do público em geral, a pilotar o novo modelo antes da liberação para venda. A Triumph também oferece mais uma oportunidade única para aquele que realizar a maior oferta: ele e nove dos seus amigos poderão fazer um passeio privado dentro da fábrica de Hinckley e passar um tempo com a equipe oficial de projetos da marca.

O leilão, que será realizado às 15h desta quinta-feira, arrecadará fundos para apoiar o trabalho da “Riders for Health International” e programas africanos que garantam que os serviços de cuidados de saúde que salvam vidas cheguem às comunidades rurais usando motocicletas preservadas. Sob a condução do “Two Wheels for Life,” o “Day of Champions” é um programa divertido para toda a família com entretenimento ao longo do dia, incluindo música ao vivo e apresentações de manobras. Um número limitado de ingressos exclusivos para o paddock e o pit lane foi distribuído a sortudos que poderão viver a experiência dos bastidores da MotoGP, enquanto os pilotos e as equipes preparam-se para o fim de semana de corrida. Os motociclistas que planejam chegar ao local em suas motos também poderão participar da famosa pilotagem do “Day of Champions”, que inclui duas voltas pelo célebre circuito de Silverstone. “A Triumph está incrivelmente orgulhosa de apoiar o ‘Two Wheels for Life’ e fazer parte do leilão do ‘Day of Champions’. Temos alguns dos prêmios mais exclusivos disponíveis e esperamos que um fã sortudo da Triumph os conquiste”, afirmou Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph no Brasil.

Pouco antes da largada para a disputa da Moto2, no próximo domingo (26 de agosto), em Silverstone, James Toseland, multicampeão do Campeonato Mundial de Superbike e comentarista de MotoGP do canal de TV BT Sport, pilotará o protótipo da motocicleta com o motor final da Triumph, com um visual cativante inspirado na bandeira do Reino Unido, em uma volta de apresentação para milhares de fãs. Isso vai marcar um momento ilustre na história de competições da Triumph, com o novo motor Triple de 765 cc Moto2 sendo levado para a pista pela primeira vez em um final de semana de Grande Prêmio. Antes da volta de apresentação, o protótipo da motocicleta também será exposto no estande da Go-Pro. Os fãs poderão juntar-se à Triumph, ver a sua linha de motocicletas e conhecer a equipe Triumph em seu estande.

ATUALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO MOTOR

No dia 19 de junho, os novos e poderosos motores Triple de 765 cc da Moto2, da Triumph, foram combinados com a ECU (Unidade de Controle Eletrônica) super personalizável fornecida pela empresa Magneti Marelli e também com algumas das configurações de competições de protótipos dos principais fabricantes de chassis do mundo pela primeira vez, com resultados bem encaminhados para a temporada de 2019. Durante o teste, três das equipes fabricantes de chassis (Kalex, KTM e NTS) utilizaram o motor de 765 cc Moto2 da Triumph pela primeira vez nas pistas nos seus protótipos de quadros de 2019, testando o motor sob condições próximas às de corridas.

Trevor Morris, da Externpro afirmou:
“Este teste foi a primeira vez em que absolutamente tudo estava pronto para que fosse possível observar o que todo o novo conjunto pode fazer, e os resultados foram incrivelmente positivos. Isso mostra o quão grande é a mudança que está por vir e é exatamente isso que queríamos”.

Steve Sargent, chefe de Produto da Triumph, declarou:
\\\"Estamos muito satisfeitos com o progresso até hoje e impressionados com o grau de paixão e esforços das equipes dos chassis, dos pilotos, da equipa da ECU da Magneti Marelli, da Externpro e da Dorna no desenvolvimento da nova geração de motocicletas da Moto2. A ECU fornece às equipes muitas opções para a realização de alterações na ignição, no abastecimento, na frenagem do motor, nos mapas de aceleração eletrônica, nos ajustes do quickshifter e nos limitadores de velocidade do pit lane. No próximo ano, a Moto2 estará mais próxima do que nunca dos níveis de tecnologia da MotoGP. A categoria ficará ainda mais interessante, com corridas emocionantes e competição ainda maior entre os engenheiros das equipes para desenvolver o conjunto de melhor desempenho”.

PARCERIA DO MOTOR 765 cc MOTO2 DA TRIUMPH PARA 2019

Com um contrato de três anos com a Dorna, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, a Triumph fornecerá um motor Triple de 765 cc dedicado a corridas com base na unidade desenvolvida para o modelo Street Triple, também disponível no mercado brasileiro desde o ano passado. O novo motor é um desenvolvimento significativo do motor vencedor da Daytona 675R, que impulsionou as vitórias da Supersports nos campeonatos de TT da Ilha de Man, Daytona 200 e Campeonatos Britânicos de Supersports de 2014 e 2015. Com base no motor de 765 cc da mais alta especificação da Street Triple RS, o motor de corridas Triple Moto2 da Triumph foi desenvolvido e ajustado para proporcionar um grande avanço na potência e no torque com as seguintes modificações:



Cabeçote de cilindro modificado com admissão e escape revisado para otimização do fluxo de gás;
Válvulas de titânio e molas da válvula mais rígidas para rotações mais elevadas;
Alternador do kit de corrida de baixa saída para inércia reduzida;
Maior relação da 1ª transmissão;
Embreagem deslizante desenvolvida para corridas que será ajustável;
ECU específica para corridas, desenvolvida com a Magneti Marelli;
Tampas do motor revisadas para menor largura;
Cárter diferente para possibilitar uma melhor passagem do cabeçote.

 


Na configuração de estrada, o novo motor de 765 cc fornece o maior nível de desempenho já oferecido por uma Street Triple, proporcionando uma potência de 123 cv a 11.700 rpm, com um torque de 77 Nm a 10.800 rpm. Ele possui mais de 80 partes novas em comparação ao motor da geração anterior, incluindo um aumento do diâmetro e do curso. Os componentes de motor inéditos incluem:


 



Novo virabrequim;
Novos pistões;
Novo eixo do balanceador e novas bielas;
Cilindros de alumínio niquelado Nikasil;
Caixa de transmissão revisada.

 


O motor de 765 cc Moto2 da Triumph com especificações de corrida também foi desenvolvido para possibilitar que o motor respire com mais liberdade e gire mais do que o modelo comercializado para o público - para aumentar seu desempenho geral. Outras mudanças foram realizadas especificamente para adaptar o motor ao uso em corridas.


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *